“As pessoas não estão no Instagram ou Facebook para comprar, não é? Estão lá para relaxar, extravasar, mas hoje as redes sociais têm um poder de descoberta absurdo”, afirmou Fábio Prado, fundador e diretor na AdResults, durante a sexta edição do Conecta Imobi. Para mostrar aos corretores de imóveis como usar essa força das redes para vender, ele compartilhou dicas que fazem a diferença no dia a dia. Separamos quatro delas para você conhecer, aplicar e aumentar as chances de realizar negócios.

Mas antes de mostrar o que sua imobiliária deve fazer, vamos apresentar alguns dados que mostram a importância de usar as redes sociais:

1 – Somos 210 milhões de brasileiros;

2 – 137 milhões de brasileiros estão conectados à internet;

3 – 130 milhões de brasileiros estão no Facebook;

4 – Mais de 72 milhões de brasileiros têm perfil no Instagram.

Em porcentagem: 65% dos brasileiros estão na internet, destes, 94% usam o Facebook e 52% o Instagram. Abaixo apresentaremos as dicas compartilhadas por Fabio.

1 – Ter objetivos e metas superdefinidos

Para deixar bem claro para sua imobiliária os objetivos das suas ações nas redes sociais, é necessário ter 7 perguntas em mente. Fabio Prado as apresenta como os 5 Ws e 7 Hs:

1 – Who? (Para quem? / Quem vai fazer?)

2 – What? (O que vai / precisa ser feito?)

3 – Why? (Quais motivações e diferenciais para o cliente?)

4 – When? (Quando começa? / Quando termina?)

5 – Where? (Onde vai ser feito?)

6 – How? (Como vai ser feito?)

7 – How Much? (Quanto de verba para gestão e para mídia?)

Assim, o briefing da campanha para o Facebook ou Instagram está pronto.

2 – Conhecer o público-alvo

“Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios.” Com essa frase de Simon Sinek, criador da teoria do Círculo Dourado, Fabio mostrou a importância de conhecer melhor o seu público para utilizar o Facebook e o Instagram.

Uma das formas de descobrir quem é o seu cliente é fazer o Mapa da Empatia. A técnica consiste em responder a perguntas como: Quais são as dores dos seus consumidores? E os desejos? O que o seu público consome? Ouve? Essas respostas vão nortear toda a estratégia de conteúdo, anúncios e argumentação.

Outra maneira de conhecer o público-alvo é olhar o Audience Insights (Informações de Público) da sua página no Facebook. Na ferramenta, os corretores de imóveis conseguem fazer uma análise de todo mundo que está conectado à rede social e também de quem segue as suas páginas.

Ao acessar a coluna de afinidades na guia de curtidas dá para saber, por exemplo, outras páginas que têm mais relevância e maior interseção com quem já curte a página da sua imobiliária. Vamos explorar mais sobre o público na dica a seguir.

3 – Segmentação: Direcionamento de Anúncios

A dica 2 falou sobre o público em geral. Agora mostraremos como segmentar seus anúncios, ou seja, escolher quem são as pessoas que serão impactadas pela sua campanha. No geral, existem três formas de fazer a seleção do seu público-alvo no Facebook e Instagram. Conheça cada uma delas e como funcionam:

1 – Segmentação Nativa – tudo que a gente coloca no Facebook, além das páginas que curtimos, assuntos que conversamos e links que clicamos. Ao segmentar pelo computador, existe um campo de busca de interesse, que é praticamente infinito.

2 – Públicos Personalizados – se a imobiliária não usa essa segmentação, tem que aplicar o mais rápido possível. É praticamente impactar pessoas que já demonstraram interesse nos seus produtos. É só pegar uma lista de potenciais clientes que já deixaram o contato com sua imobiliária e mostrar anúncios para eles.

3 – Públicos Semelhantes – essa segmentação mostra mais pessoas com perfil semelhante ao dos seus melhores clientes. Por conta desse perfil, os anúncios vão impactar potenciais clientes com mais chances de alcançar os objetivos da sua campanha.

4 – Atenção ao Conteúdo e Criativo de Anúncio

Não adianta investir em anúncios sem ter cuidado com o conteúdo e o criativo. Ou seja, se for divulgar uma foto, use uma imagem de qualidade. É necessário criar campanhas que consigam envolver seu público.

Entre as mídias que as imobiliárias podem usar para anunciar, vídeo é a preferida das pessoas. Os posts com mais envolvimento no Facebook são em formato de vídeo. Para fazer campanhas eficientes nessa mídia, fique atento a essas observações:

Logo nos primeiros segundos desperte interesse ou mostre sua marca;
Conte uma história o mais breve possível;
Use legendas sempre que possível, cerca de 50-85% dos vídeos no Facebook são assistidos sem som;
Teste o formato slideshow (apresentação multimídia), pois permite selecionar imagens e criar um vídeo com elas de maneira fácil e rápida.

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